Sobre


O P.M. Porto Esperidião – MT tem como objetivo reunir o máximo de informações e itens de interesse geral da cidade de Porto Esperidião – MT, para atender as necessidades locais de um veículo de comunicação, informação, divulgação e lazer através da Internet. O Guia Comercial de Porto Esperidião – MT foi criado para atender uma demanda de mercado local, conforme pesquisa e servir de referencia ao mercado externo com todas as informações e serviços que os Turistas precisam saber de Porto Esperidião. Nosso site preza pela história da cidade de Porto Esperidião, bem como pela prosperidade de seus anunciantes, sempre mantendo uma boa relação com clientes e amigos. Como forma de homenagem, os guias sempre trouxeram em suas capas símbolos da cidade e da história de seus habitantes, obras de arte, paisagens ou monumentos conhecidos, que povoam a memória e o dia a dia das pessoas.

As origens históricas de Porto Esperidião se ligam às de Vila Bela da Santíssima Trindade. Mas os primeiros acontecimentos não levaram à formação de um povoado pelo menos estável.
A Comissão Rondon instalou um posto telegráfico às margens do Rio Jauru, dando início ao povoado de Porto Salitre.
A denominação fazia referência à região de salinas, onde o ancoradouro se encontrava. Era um barreiro procurado pelos animais, que o lambiam. As célebres salinas são conhecidas desde as primeiras penetrações pela região, ainda no século XVIII.
A 25 de agosto de 1898, o engenheiro Manoel Esperidião da Costa Marques deu início, em São Luíz de Cáceres, a estudos da navegabilidade do Rio Jauru, desde a barra com o Rio Paraguai até o Porto do Registro. Depois se propôs a construir estradas de ferro.
O dr. Esperidião nasceu em Poconé e foi destacado político, tendo participado da redação da Lei Áurea, que aboliu a escravatura no Brasil. Faleceu, prematuramente, de malária, após uma expedição para medição e demarcação de seringais na região do Rio Guaporé.
Em homenagem ao dr. Manoel Esperidião da Costa Marques, em 1920, foi alterado o nome de Porto Salitre para Porto Esperidião.
Em meados de 1950 foi desativada a rede de telégrafo. Em 1956, foi construída a segunda e última ponte de madeira sobre o Rio Jauru, sendo que a atual ponte de concreto foi aberta ao tráfego em 1982.
A Lei Estadual nº 5.012, de 13 de maio de 1986, criou o município.

 

Dados Gerais – Porto Esperidião /MT

A População Total do Município era de 9.996 de habitantes, de acordo com o Censo Demográfico do IBGE (2000).
Sua Área é de 5.815,31 km² representando 0.6437 % do Estado, 0.3633 % da Região e 0.0684 % de todo o território brasileiro.
Seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0.695 segundo o Atlas de Desenvolvimento Humano/PNUD (2000)
Data de Instalação 13/05/1986
Microrregião: Sudoeste Mato-grossense
Mesorregião: Porto Esperidião
Altitude da Sede: 160 m
Área Territorial: 5.815,31 km²

Fonte: Atlas de Desenvolvimento Humano/PNUD

Distância à Capital: 358 Km