Porque ninguém mais tem telefone fixo em casa?

Antes muito utilizado pelas famílias brasileiras, o telefone fixo cada vem mais vem perdendo prestígio e número de usuários em nosso país.

Muitas pessoas, vem abrindo mão deste tipo de serviço até mesmo como forma de economizar, já que muitas vezes ele está inutilizado na residência apenas gerando gastos, e uma vez que andamos praticamente o tempo todo com o celular, já não existe mais necessidade do telefone fixo.

Essa mudança no comportamento dos brasileiros está cada vez mais comum, em que, muitas residências, o telefone fixo já nem existe mais, já em outras, só é mantido por uma necessidade do pacote de internet.

Esse último fato, talvez seja o motivo para o número de linhas fixas no Brasil tenha crescido apenas 2,5% nos últimos anos, mas de acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o telefone fixo está cada vez mais em desuso.

Veja abaixo alguns dos principais motivos.

Porque não usamos mais telefonia fixa?

Um estudo mostrou que cerca de 45,6% dos domicílios brasileiros já não contam com um telefone fixo, o que confirma que não só o brasileiro, mas também o mundo todo cada vez usa menos esse serviço.

Desse número, a maior parte não possui utilidade ou interesse em usar o telefone fixo, já que o substituiu pelo celular.

Nos casos em que a telefonia fixa foi mantida, é em decorrência da necessidade do plano de internet,  mas o aparelho em si nem mesmo é utilizado.

Mas, mesmos nos casos onde o número fixo é mantido para o uso da internet, como é o caso da operadora Vivo, que coloca isso quase que uma exigência para o uso de seus serviços, também é possível consultar a 2 via conta vivo fixo, para um controle melhor dos gastos.

A internet é culpada?

Podemos dizer que sim, afinal com chamadas de vídeo e de voz, mensagens de áudio e serviços de troca de mensagem online, praticamente não há nenhuma necessidade de usar um telefone fixo para se comunicar com alguém.

Também, costuma ser mais barato usar um celular pré-pago ou com plano controle para fazer uma ligação do que usar uma linha fixa.

Quando o telefone fixo vai acabar?

A tendência é que cada vez mais caia o número de linhas fixas no Brasil, mas a lei obriga que as empresas garantam o funcionamento do serviço nas regiões em que esse serviço ainda existe.

Por isso, é difícil dizer com clareza que os telefones fixos irão deixem de funcionar em um curto prazo.

Algumas das empresas que ainda contam o serviço de telefonia fixa são:

  • Claro
  • Oi
  • Vivo
  • NET

Por isso, se você ainda dependendo da telefonia fixa, seja para uso comercial, ou para o seu pacote de internet, não se preocupe, que estas empresas ainda devem prestar assistência a este tipo de serviço.

E se você é cliente Vivo, e deseja controlar a sua conta de telefonia fixa, através da sua área do cliente é possível emitir a sua 2 via conta vivo fixo sempre que desejar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *